Na Região Central, que tem 39 municípios, Jair Bolsonaro levou, com uma margem muito pequena, a maioria dos votos. Ele ganhou em 23 cidades e somou 236,8 mil votos. Já Lula fez 228 mil votos na região, e ficou na frente em 16 municípios.
Considerando apenas os votos válidos, Bolsonaro levou a melhor com 50,9% do eleitorado da região. Já Lula conseguiu o apoio de 49,1%.
Mudanças no cenário
Os resultados deste segundo turno mostram uma mudança no cenário eleitoral da região. No primeiro turno, Lula ganhou em 22 dos 39 municípios, enquanto Bolsonaro garantiu a liderança em 17. Foram 17.513 votos de diferença a favor do petista. Já no último domingo, com a vitória em 23 cidades, a diferença de 8.726 votos foi a favor de Jair Bolsonaro.
Pouco depois de ser eleito, Lula fez o discurso da vitória:
– Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil, mas tenho fé em Deus, que, com ajuda do povo, eu vou encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. Que a gente possa restabelecer a paz entre as famílias e entre os divergentes – destacou o o petista.
Leite vence em 37 cidades. Onyx, em 2
Com uma virada no Estado em relação ao resultado do primeiro turno das eleições, a vantagem considerável de Eduardo Leite (PSDB) a Onyx Lorenzoni (PL) também foi perceptível na região central do Estado. Entre o primeiro e o segundo turno, Leite mais que dobrou o número de votos na região, passando de 114.072, no primeiro turno, para 278.378 no segundo, garantindo vitória em quase todas as cidades.
Dos 39 municípios, Eduardo Leite venceu em 37, com percentual de 61,37% dos votos no centro do Estado. No primeiro turno, ele havia conquistado a maioria em apenas sete municípios.
Agora, o tucano saiu vitorioso com percentual acima de 60% em 19 municípios. A vantagem passou de 70% em três municípios: Ivorá, Jari e Quevedos, sendo Jari a com maior porcentagem da região, totalizando 74,39%.
Entre as viradas, a maior diferença foi no município de Itacurubi, onde Leite havia ficado em quarto lugar entre a preferência dos candidatos no primeiro turno, com apenas 15,9% (323 votos), e, desta vez, atingiu 64,51% dos eleitores, com 1.307 votos na cidade.
Espaços perdidos
Onyx Lorenzoni também ampliou os votos na região, mas em menor proporção, indo de 142.723 no primeiro turno para 175.185 no último domingo. O candidato do partido do presidente Jair Bolsonaro foi o mais votado apenas em duas cidades, São João do Polêsine e em Paraíso do Sul, levando-as com cerca de 51%.
No primeiro turno, Onyx havia conquistado a preferência de 14 cidades da região, mas só conseguiu manter esta diferença em Paraíso do Sul, uma vez que, em São João do Polêsine, o mais votado havia sido o candidato Roberto Argenta (PSC).
Confira como votou cada município da Região Central
Agudo
Caçapava do Sul
Cacequi
Cruz Alta
Dilermando de Aguiar
Dona Francisca
Faxinal de Soturno
Formigueiro
Itaara
Itacurubi
Ivorá
Jaguari
Jari
Júlio de Castilhos
Lavras do Sul
Mata
Nova Esperança do Sul
Nova Palma
Paraíso do Sul
Pinhal Grande
Restinga Sêca
Rosário do Sul
Quevedos
Santana da Boa Vista
Santa Maria
Santa Margarida
Santiago
São Francisco do Sul
São Gabriel
São João do Polêsine
São Martinho da Serra
São Pedro do Sul
São Sepé
São Vicente do Sul
Silveira Martins
Toropi
Tupanciretã
Unistalda
Vila Nova do Sul